30.11.03

Já foi!
Potentially knocks on the door of my heart.
Finalmente me explicam deforma rápida e satisfatória que diabos é ?estudos culturais". Acho que faltou nas explicações dos professores e palestrantes mencionar que - apesar do relativismo de suas análises - o babado todo era um projeto de fundo pol?tico.
Ó eu! Tenho fé que a torcida do meu irmão - que quer a casa só para ele - será fundamental na próxima etapa. Conto com sua torcida também, Luciana.

29.11.03

Danah Boyd está estudando os chamados softwares sociais, a segunda - ou terceira? - onde de comunidades virtuais eletrônicas. (user:leituras; pass:dodia)
I must admit I have no time for the '80s style "serious superheroes" books riding the retro wave; never resisting any chance to gratuitously stick the boot in, I thought Watchmen was self-conscious, derivative, and heavy-handed when it first appeared and time hasn't mellowed my opinion of this vastly overrated series - so the comics I dislike most of all at the moment are filled with unsexy '80s retro "superheroes-in-the-real-world" type stories. All these soldiers-in-tights comics seem miserly and lacking in wonder, surrealism or novelty. Even Alan Moore himself ran screaming from this kind of story and began an ungainly, 15-year long attempt to reinvent himself as me. So why anyone would look to the awkward pomposity of mid-'80s comics for inspiration is baffling.
Você passou no Histórias Massa ultimamente? Por esses dias, as pessoas estão trocando receitas deliciosas como o Mojito Baiano.
Barraco MTV!

28.11.03

Daniel Pellizzari volta aos blogs, trazendo uma visão muito interessante de Paraíso.
Por outro lado, fiquei bastante contente com este texto sobre Neuromancer e, relendo, este outro sobre Ainda Orangotangos não ficou tão ruim quanto eu tive a impressão quando terminei. (usuário: silver; senha121253)
Ataque de blog normal

Se este fosse um blog-diário, você estariam lendo sobre:

- As reações de Conça diante do meu Palm.
- Da minha agonia esperando o resultado do trainee da Folha (dizem eles que segunda sai) e da ansiedade pela igação do pessoal da Abril (passei na primeira fase e vão me entrevistar por telefone).
- Do jantar na casa de amigos hoje e da inveja que sinto de pessoas que parecem felizes (casadas, empregadas, na sua casa).
- Reclamações sortidas sobre a busca por trabalho remunerado.
Aparentemente, uma pequena companhia inglesa descobriu um método de criar células-tronco a partir do sangue humano. Se isso for verdade é uma revolução prática e teórica, já que - até onde se saiba - células não são capazes de se "desdiferenciarem-se". Em lugar de testar o método à exaustão e pronto, outros cientistas ficam dizendo que isso é impossível e perguntando por que a descobridora do método nunca teve um cargo em uma universidade prestigiada ou não publicou o trabalho em uma revista respeitável.

Claro que a companhia pode estar mentindo ou o experimento pode ter falhas e, no fim das contas, nada que não tenha uma explicação mais simples acontece. Mas qualquer um que esteja um pouco familiarizado com o pensamento sobre as ciências sabe o que está acontecendo. O paradigma atual não comporta este fenômeno, portanto ele deve ser falso. E não é o único caso.

O pior é que o caso é bem simples de ser comprovado ou negado. Mas a má vontade é muita.

27.11.03

André Lemos em entrevista para o Magnet.
Had the assassination of John F. Kennedy not happened 40 years ago today, it's hard to imagine the writing of Six Degrees of Separation, the making of Bonnie and Clyde, the career of novelist Don DeLillo, the apocalyptic music of the Doors or the popularity of Grand Theft Auto and other violent interactive games.
Na nova Biblioteca de Alexandria, Umberto Eco fez considereções sobre os livros e sua relação com a memória e nosso sentido de destino.
E O Estado de São Paulo volta atrás, mais ou menos.
Será que a desaceleração dos blogs tem alguma coisa com uma consciência maior dos seus perigos?

26.11.03

O natal está chegando. Se você está indeciso quanto ao meu presente, uma dessas bonecas sexuais japonesas me agradaria muito.

Minha preferida é a da foto - uma das poucas que parecem ter completado pelo menos o ginásio - mas essa aqui também está valendo. Eu sei que não deveria estar surpreso com a existência dessas bonecas - principalmente depois das Real Doll de alguns anos - mas não deixa de ser vagamente assustador.

Atualmente, essas bonecas e paradas semelhantes estão causando comoção no boing boing.
O sempre atento Bruce Sterling identificou uma nova tendência no design: o Tech Noveau, que mistura formas naturais a produtos de aparência futurista.
O New York Times publicou um perfil de Joe Quesada, o editor-chefe da Marvel Comics. (usuário:Leituras; senha: dodia)
Agora, são série de tv e filmes que estão disponíveis legalmente e de graça na Internet. Para assistir, no entanto, você precisa estar em uma escola ou bilbioteca registrada.

25.11.03

Em 1978, foi publicada a primeira graphic novel a se chamar assim e ter intenções sérias. Um Contrato com Deus, de Will Eisner, não era propriamente um romance em quadrinhos, mas uma coleção de quatro histórias curtas. Para comemorar o quarto de século, a Time selecionou 25 desses gibis que devem estar em toda a biblioteca com figurinhas.
Se eu trabalhasse como crítico de restaurantes do New York Times, eu não me aposentaria nunca. Apesar de eu entender bem a procupação com cansar ou perder o interesse em manter uma coluna de comentários.
Irving Tobin mora em New Jersey e lê o New York Times de ponta a ponta. Tirando a parte de esportes. Fazendo isso desde 1975, ele só está um ano atrasado.
Claro que as detetives particulares não são exclusividade americana.
Lauren is a "black widow" private investigator. This means that women hire her to seduce their boyfriends or husbands, thus proving they're capable of infidelity.
Placas de trânsito são razoáveis substitutas para blogs.
Que tal comer um bife clonado? Ou seria um vlone de bife?
Nokia Shorts: filmes de quinze segundos.


Quem quer receber os posts por e-mail, mas prefere uma única mensagem diária, é só colocar o e-mail aí nesse espaço



powered by Bloglet

23.11.03

Terminei Pattern Recognition ontem. Não sei se é o melhor livro de 2003 - Channel Zero, Sem Logo e 100% estão no páreo - mas é excelente.

Estou escrevendo um comentário maior um pouco sobre ele para um dos blogs vizinhos. Quando estiver pronto, aviso.

22.11.03

O general americano que liderou a invasão do Iraque disse em uma entrevista que um ataque com "armas de destruição em massa" pode causa a substituição da democracia americana por um regime militar. E - segundo ele - por vontade popular.

21.11.03

Ou seja, publicar um livro é difícil, os editores têm resistência com os neófitos beletristas da Última Flor do Lácio, os livros são caros, os leitores são raros e a crítica literária é uma nobre e saudosa defunta, como diria o Otto. Mas a Feira do Livro dá a impressão que as coisas não são assim, e que não deveriam ser.
Os laços entre Kennedy e Nixon vão além do famoso debate na televisão.
American Gods
Visite esta página, grave o arquivo e - em caso de emergência - use-o para saber como agir caso a Intenet caia. Se der, imprima e tudo.
WTF? Sérgio Rodrigues dá uma de cronista ao criticar a contaminhação do português por uma certa língua estrangeira.
Brazil?s leader has charmed supporters by standing up to the West, and businessmen by imposing fiscal discipline. Can he keep it up?

20.11.03

VocÊ escreveu sua monografia, tese ou dissertação sobre quadrinhos? Cadastre-a neste banco de teses.
Por conta do último post, recebi um e-mail indignado de uma desconhecida que se diz mãe. Reclamou do link e me chamou de irresponsável. Então, vou deixar explícito para que finge que não sabe:

Este é um blog para adultos. Se você é menor de idade, manda sua mãe calar a boca.


(EDITADO: Reconsidero a parte riscada. Culpa do Fábio no comentário e uma noite de sono.)
I don't trust any of you dogfuckers!

18.11.03

28/03/2468 2225.18 Universal Time Code. The Human Reservation, in temperate London, England, considers the breeding of the last two baseline humans a vindication of its hard work in identifying, isolating and protecting the ?pure,? second millenium strain of human being.

Aniversários

Mickey Mouse - 75 anos
Alan Moore - 50 anos

O quintessenz é um site que reúne documentos sobre privacidade pouco divulgados ou arrancados da Internet. Na onda de usar leis de propriedade intelectual para calar a boca de vozes dissidentes, o site vai enfrentar problemas loguinho.

Acabo de perceber que estou todo fight the power hoje.
O Governo Federal está fomentando o uso do software livre nos seus órgãos. Segundo representante nacional da Microsoft, "o Brasil corre o risco de se tornar uma ilha tecnológica com o apoio da lei". Principalmente com os outros países que já adotam políticas semelhanças, empresas como a IBM na jogada e as iniciativas no próprio território americano.

E dizer que se gasta mais com a manutenção dos softs livres que com licenças do caro Windows não é nem distorção. É mentira mesmo.
Dez modas da Internet que foram para o saco.
É difícil dar crédito às campanhas anti-pirataria de Hollywood quando os putos quebraram de novo o recorde de faturamento.
Paul Levitz has the job that every 12-year-old boy would want. A seasoned comic book writer and now president of DC Comics, he inhabits the world of Superman, Batman and Wonder Woman, and gets paid for doing it.
Como se algum moleque de 12 anos realmente se importasse com os quadrinhos desses personagens... Vai estudar, seu jornalista.

17.11.03

A RIAA continua processando gente que partilha MP3. Se você está em território americano, é uma boa idéia mandá-los de volta.
Contrariando o conselho do Fábio Fernandes de seguir os livros do William Gibson na ordem, estou lendo Pattern Recognition. Ainda li muito pouco, mas o livro parece um documento fiel da zeitgeist global no início deste século, mas ou menos como O Grande Gatsby foi na década de 20. Apesar da história intrigante, PR é mais um mapa dos territórios dos media que propriamente um romance. Talvez por isso eu sinta tanta urgência em lê-lo.

Como não li tudo entre as duas pontas, não posso falar sobre a evolução da literatura de Gibson, mas o último livro tem muito em comum com o primeiro. Há uma conciência contante dos objetos e marcas - mas, em vez de descrever, Gibson só chama na nossa memória seus atributos por seus nomes. Fico me perguntando se o livro vai ser compreensível em dez ou vinte anos, quando as referências corporativas se perderem.

Como na época em que li O Pêndulo de Foulcaut (que comprei hoje por quase nada num sebo) ou The Invisibles, Pattern Recognition parece ser um livro demiurgico. Ele força suas referências sobre o real. Eencefalopatia espongiforme e o filme Zapruder apareceram do nada depois referências no livro. Claro que a possibilidade de apofenia induzida existe.

A única coisa realmente decepcionante do livro é que ninguém - até onde eu tenha descoberto - largou na rede os pedaços de The Footage, os trechos miteriosos de imagens que são o motor do livro. Às vezes eu espero demais das pessoas...

Infelizmente, eu não tenho o livro. Achei um arquivo com ele num p2p da vida e descolei um Palm. É pior que papel, mas melhor que ficar sentado na frente desta tela o dia todo ou ficar sem ler.
There a new name and ?100 million saved!

newsphoria

Your brand will be unique because this denotes:
the art of listening

(Para saber mais, visite nosso site.)

15.11.03

As pessoas chegaram aqui procurando por
leitura do dia; OBRAS DANIELE STEEL; matrix comentario; auto-biografia Huizinga; soldado americano ziraldo; resenha O Poder da Identidade; tradução portugues; detonado do kirby; daniel torres art book; vice city download; arabat pratalia alba; codigos de gta vice city; neuromancer aleph; placas de transito comedia; paul johnson sete pecados capitais ensaio e domingo do tempo comum
Tem história nova no Aoristo.

Ruído Branco foi inspirada nuns barulhos que ouvi de noite pela rua, em uma das minha saídas na madrugada para comprar Coca-Cola.

Desisti do romance. Escrevi perto de dez mil palavras, alguns trechos bons, mas meu interesse era quase nulo. Acabei lendo uns gibis do John Constantine enquanto escrevia - além de assistir Coração Satânico - e acabei achando tudo muito parecido. Daí perdeu a graça.

Quem sabe eu retorne a ele depois.

No mesmo espírito "desisto do livro, mas tento outra coisa", Warren Ellis continua publicando ficção no live journal. Agora, contos.

14.11.03

Comics Round Up

Um perfil de Will Eisner.

Outro de Brian Azzarello.

Um comentário sobre o amadurecimento dos quadrinhos.

E um encontro com Harvey Pekar.
O Guardian publicou uma lista dos 40 maiores diretores da atualidade. O campeão - e provavelmente meu diretor favorito - é David Lynch. Para comemorar, vou assistir Twin Peaks hoje.
Um texto muito bem bolado sobre o papel dos intertítulos no jornalismo.
Se eu tiver uma filha, vou chamá-la Tramontina, se for menino, Bob's. Nacionalizando a tendência de dar nomes de marcas para crianças.

13.11.03

No other book is quite so completely and utterly worthless as a mediocre novel. A mediocre guide to trees or to cheese can have its uses for those who don't have anything better on the subject to hand. A history book or biography, however dull, contains some facts that may prove handy to somebody one day. Atlases, dictionaries, anthologies and instruction manuals, however uninspired, all have some little utility. But a lifeless novel has no value whatsoever.
Todo o Caderno 10 desta semana foi feito por estudantes de escolas soteropolitanas. Iniciativa legal, que eu espero que não se repita muito. (usuário silver; senha: 121253)
Alhuém me consegue uma imagem de uma bala depois de disparada? Quem achar, e-mail me.
Uma empresa americana está pesquisando óculos que auxiliam a memória através de mensagens subliminares.
Se mal administrados, blogs podem ser uma séria ameaça à privacidade.
Tem gente que ganha muito mais do que merece pelo trabalho. E tem gente que ganha pouco, não importa o contracheque.
A Time publicou uma lista das dez invenções mais legais de 2003. AMinhas preferidas são os óculos com câmeras embutidas e a blur suit. Transmetropolitan ali na esquina.

12.11.03

John Constantine Pic
You are John Constantine.
John has a strong knowledge of the occult and at times he appears to wield strong magical powers but he has also become known as something of a con-man, more likely to talk himself out of trouble than pull a rabbit out of a hat. And no fucking Keanu does you justice.
What Gritty No Nonsense Comic Book Character are You?

11.11.03

Mais um round de resenhas de capas de livros no Mastication is Normal. Desta vez, só capas que o resenhista-designer gostou.
Há vinte anos, o primeiro vírus de computador foi criado. De lá para cá, muitas horas de sono e trabalho foram perdidas.

10.11.03

Ainda sobre a decisão mais burra do ano, o Webinsider e o Observatório da Imprensa fizeram comentários esclarecedores.
Game Girl Advance é uma revista de videogames que dá destaque às questões femininas.
As pessoas chegaram aqui procurando por
neuromancer; resenha baudolino; gta vice city - download; Tradutores instantâneos de textos em inglês; enquanto agonizo - resenhas; foulcaut biografia; gta 4 vice city codigos; banda lex luthor; gta vice city manhas; banda lex luthor; leitura do dia; sexo com maquinas; filme sobre apocalipse biblia e mais uns jeitos de procurar por Vice City.
Alien Television Commercials

9.11.03

A New York Times Magazine de hoje é sobre cinema. Tim Burton, Cate Blanchett, Jude Law e Spielberg são alguns dos destaques. (usuário : leituras; senha: dodia)
Uma coisa que não tentei aqui. Estou procurando empregos e frilas. Sou jornalista, há - poucas ainda - amostras do meu trabalho aqui. Moro em Salvador, mas posso escrever para vários lugares. Qualquer coisa manda um e-mail.
Entre o início da decadência e a perdição completa, os fãs da trilogia que deveria ter ficado no primeiro filme tiveram tempo para criar várias teorias.
The point is that there has always been a certain incommensurability between political activities that depend on mass mobilization and the idiosyncratic sensibility of the aesthete?even the public-spirited, politically active aesthete.
O Instituto Wellcome Trust Sanger está colocando na rede seu arquivo com 200 bilhões de letras do DNA humano. Com isso, os britânicos gente boa querem acelerar as pesquisas sobre o DNA, atualmente atravancadas pelos altos preços das consultas aos bancos de dados comerciais. Outra boa notícia relcionada aos genes foi o adiamento até 2005 de uma decisão sobre a clonagem de células e seres humanos pela ONU.
Tomaaaaaaaaaco!!
Preenchendo Lacunas
Onde admito que não li algo que já deveria ter lido antes e relato meus esforços em remediar a situação

Finalmente estou lendo Neuromancer, primeiro livro de William Gibson e uma das pedras fundamentais da literatura cyberpunk. Já tinha tentado antes, mas a tradução era muito ruim e minhas expectativas eram outras. A tradução da nova edição da Aleph (feita por Alex Antunes) resolve o problema.

Neuromancer é um livro mais preocupado com atmosfera e estilo que com história. Isso fica evidente nos trechos mais famosos - como o do céu da cor de uma televisão fora do ar -, permeando todo o livro.

É engraçado como a tecnologia do cenário envelheceu em alguns aspectos, ainda estando longe do que esperamos em outros. O "estudo" da apropriação da tecnologia por artistas e outros marginais, no entanto, foi muito preciente dos rumos que as coisas iam tomar, ainda mais se levarmos em consideração que Gibson escreveu o texto antes da explosão da e-music e do hacking em grande escala.

Acho que um dos motivos que me fez largar Neuromancer quando tentei lê-lo há anos foi a quantidade de referências culturais a fenômenos contemporâneos, mas obscuros. Na época, eu lá sabia que caralho era dub? Esta edição está cheia de notas explicativas - o que é bom - mas que hoje me são quase que totalmente obsoletas.

Estou na metade do livro, mais ou menos, mas ele está me estimulando o suficiente para tentar as outras obras de Gibson em formato eletrônico (baixadas dos p2p). Acho que vou começar por Pattern Recognition.
Universitários texanos querem "despolitizar" as salas de aula. Como se isso fosse possível. Na verdade, eles buscam uma sala de aula onde a política seja transparente. Ou seja, se superponha integralmente com o estado das coisas.

8.11.03

In a world of twelve-year-olds in sexy boots and nans in sparkly minidresses, the surest way to tell the prostitute walking into a hotel at Heathrow is to look for the lady in the designer suit. Fact.
Uma das pérolas de sabedoria do Belle de Jour, blog de uma prostituta londrina.
Stuart Moore explica a economia das graphic novels.

7.11.03

Há alguns meses eu comentei uma edição de Global Frequency estrelada por um parkour. Achei o negócio todo muito interessante, mas só ao ver os vídeos percebi como o esporte é coisa de louco. E é lindo.

Se o Homem-Aranha que andou por Londres fosse um parkour, o mundo ia ser muito mais legal.
Os parentescos nos media mundiais. Parece o six degrees of Kevin Bacon.
Marcele Navega: mais uma promotora querendo se promover às custas de uma "celebridade" para depois concorrer a algum cargo público.
Agora, são os filmes nacionais que estão empurrando as produções estrangeiras para fora dos cinemas.
Eu evito comentar cinema neste blog, mas: Matrix Revolutions é o filme mais decepcionante desde Star Wars: Episode One. E tenho dito.

E isto - que dura poucos segundos - é a melhor coisa do filme.

4.11.03

Notícias boas no mercado nacional de hq.
Warren Ellis suspendeu os capítulos de Listener. Culpa da agente dele, que acha que pode vender a bagaça. Provavelmente pode - e eu pagaria para ler - mas não deixa de ser ruim.
Bruce Sterling está com blog novo. Beyond the Beyond é o primeiro dos blogs da Wired.
I don?t suppose Iain Duncan Smith knows it, but he lost his job this week because of MTV. Jamie Oliver neglected to wear a tie when meeting the Queen because of MTV. Wars are now fought the way they are because of MTV. The News is no longer so specifically at Ten because of MTV. Celebrities have to be got out of wherever they are, after they?ve eaten raw snake, because of MTV, and ordinary people become television stars overnight, after they?ve cut out their tongue, because of MTV.

The world is the way it is because of MTV.
Enquanto hackers e estudantes lutam contra os fabricantes de urnas eletrônicas pouco seguras, outros imaginam como as tecnologias de informação podem ajudar o processo de decisão do eleitores.
Uma entrevista muito peculiar com Neil Gaiman.
Pulp é a ordem do dia na nova literatura russa.
Em algum ponto da madrugada, terminei Emergência, livro de Steven Johnson sobre sistemas emergentes. Muito, muito bom, mas ainda assim pior de o anterior do autor, Cultura da Interface.

Ao tratar de sistemas que se auto-organizam e criam um nível de complexidade superior, Johnson vai se aproximando do problema por vários lados, misturando cidades, formigas, cérebros e videogames sem muita ordem nos seus exemplos e explicações. Apesar do aparente despropósito, funciona muito bem, já que a atenção não é voltada para os objetos em si, mas para o seu modo de oranização comum, a emergência.

Por ser mais focado que CI, o livro não cria aquela impressão de mil idéias por página, sendo um tanto menos empolgante. Do mesmo modo, as opiniões menos usuai do autor não são mais novidade, já que são conhecidas. Mesmo assim o livro é excelente, com argumentações muito bem construídas e senso de humor, parecendo as aulas de um bom professor.

Infelizmente a tradução é cheia de erros e tem algumas exolhas irritantes. Segundo um aviso nas primeiras páginas, os termos utilizados seriam os mais usados no Brasil, sendo em inglês ou português. Uma ótimas escolha que não é levada a cabo. "Jogos de vídeo" é usado no lugar do mais corriqueiro "videogame". Expressões inéditas como "artistas vigaristas" aparecem para "con artists". Além disso, o livro é cheio de notas, mas as páginas anotadas não têm nenhuma indicação disso.

3.11.03

Macacos voltam a barbarizar em Nova Déli. E não é de hoje que Hanunan anda agitado.


Eu quero!
Contra meu bom senso, coloquei o primeiro capítulo provisório de Sigilismo (título em teste) no meu blog de ficção, o Aoristo. O romance é minha tentativa de participação no National Novel Writing Month.
Estou participando do National Novel Writing Month. Até agora escrevi pouco mais de mil palavras - bem menos que a quota diária necessária para cumprir o objetivo. O título provisáorio é Sigilismo, mas acho que vai mudar.

Quando soube do evento, sugeri a pauta para alguns jornais, mas nenhum deles se mostrou disposto a pagar. Como já tinha começado a apurar, resolvi escrever o texto assim mesmo. Ele também vai sair em uma revista eletrônica que teve problemas com o servidor este fim de semana.

1.11.03


Uma ótima entrevista com Karl Marx. Ou o fantasma de Karl Marx. Tanto faz.
A Softer World é uma tira feita com fotos e textos muito, muito, melancólicos. Algumas tiras são lindas. O único defeito é ser semanal.
Os reality shows estão virando pegadinhas cada vez mais escrotas. Depois de tentarem armar mulheres à procura de estabilidade financeira a um pobretão, produtores fazem homens agarrarrem um transexual sem saber.
A coisa mais estípida que eu vi na rede esse ano? A transformação do site do Estado de São Paulo em um arquivos de PDFs. O mesmo aconteceu com o Jornal da Tarde. Isso tem cara de corte de custos - os arquivos do Quark nos quais os jornais provavelmente são diagramados podem ser automaticamente transferidos para o formato disponível no site. Não sei se a conversão é possível para HTML.

Porque eu não acredito que alguém lá na direção do jornal ache realmente que os leitores vão preferir um formato maior, menos maleável, que precisa de um plug-in específico e ainda por cima é um saco para ler na tela.

Só não vou insultar porque estou procurando emprego.